sexta-feira, 15 de julho de 2011
21 anos do ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente
Larissa Roseno |
No dia 13 de Maio de 1990 foi criado o ECA- Estatuto da criança e do adolescentes. A partir deste momento histórico, o Brasil passou a ter um olhar mais expressivo para as crianças e adolescentes em seu contexto social e político.
O ECA fortalece a resistência das lutas dos movimentos sociais juvenis e afins, garantindo como Lei os direitos e deveres dos quais se enquadra em sua conjuntura. O direito a Educação, Saúde e Lazer são ferramentas importantes na formação social e política das crianças do mundo inteiro.
O grande impasse hoje é a demanda de menores infratores causadas pelas ansiedade e vícios politicamente incorretos. Para entender a importância do ECA é preciso olhar o passado como agente reprodutor. A sociedade que temos hoje somos nós que há reproduzimos, o sistema econômico, os contrastes sociais são mentores da socialização dessa nova geração. A forma de como se organiza a cidade, entre ricos e pobres discrimina historicamente a formação dessa geração coca-cola.
Enquanto o Estado não quebrar essa hegemonia burguesa e passar a construir uma nova perspectiva política igualitária, os jovens buscarão seus próprios rumos, que em muitos casos são as drogas e a prostituição e etc. A desvalorização da família , cria cada vez mais o individualismo, destruindo a ética social, o compromisso com o próximo. A educação e a valorização da família é a melhor forma de construção de uma consciência politica.
A grande transformação que o ECA trouxe foi um novo olhar construtivo, uma nova sociedade para essa futura geração.
Larissa e Paulinho , brincando na casa da avó |
"Cada criança tem um sonho para nosso futuro..." (Alexandre Roseno)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário