terça-feira, 8 de junho de 2010

Agroflorestal , Sítio, Agricultura Familiar

manga espada


                      Durante Janeiro de 2009 e Maio de 2010 a Organização de Jovens e Adolescente da Fazenda Suassuna realizaram uma pesquisa sobre os Sítios e como sobrevivem os que moram e dependem dessas terras para sua sobrevivência, o objetivo da pesquisa é mostrar o potencial econômico dos Sítios na cidade do Jaboatão do Guararapes Pernambuco.
                       A grande diversidade em termos de produtos ou seja de frutas,hortaliças,animais ,peixes e raízes que proporcionam os meios de sobrevivências das famílias que vivem nos sítios foi o que chamou mais atenção .
                      Os Sítios segundo a pesquisa produz vários tipos de produtos ao longo do ano , no entanto obedecendo a estação natural da terra, isto é o que garante a produtividade e sobrevivência dessas famílias em suas terras ao longo do ano.
                      Na pesquisa se constatou que muitos dos Sítios não participam de programas do Governo Federal voltados para à agricultura familiar . O desenvolvimento entre um Sítio que participa do programa e o que não participa são muito grande , na medida que a família entra no programa da agricultura familiar ela produz mais, investe e tem sonhos em crescer e fortificar sua terra.
                      Um fato muito negativo é a desvalorização dos Sítios , na derrubada de árvores aterramentos de nascente e o aumento de plantação de cana de açúcar nessas áreas de árvore frutíferas . A grande desmotivação vem dos filhos dos produtores rurais , os mesmos não enxergam futuro em viver da sobrevivência do Sítios e acabam indo trabalhar no mercado formal e industrializado.
                     O Sítio é responsável pela preservação das árvores e automaticamente do ecossistema.
                     A pesquisa ressalta em suas finalizações a importância dos Sítios para à agricultura familiar Brasileira. A desvalorização dessa produtividade se enquadra na desvalorização do produto agrícola ecologicamente correto ou seja sem agrotóxico.


No mes de dezembrode 2010 será lançado um docomentario.

A pesquisa foi realizada entre Janeiro de 2009 e Maio de 2010 , pelo pesquisador Alexandre Roseno.
O mesmo é diretor da organização de jovens e adolescente da fazenda suassuna , e pesquisador social
www.juventudesuassuna.blogspot.com
junho de 2010

2 comentários:

eric frederico disse...

poxa grande materia ......
valeu!!!

Unknown disse...

foi muito bom, ver esses relatos parabéns alexandre

About Me

Minha foto
juventude suassuna
Ver meu perfil completo

Seguidores